PROFISSÕES QUE VALEM OURO,

12:19Carlos Alberto-Há 40 anos vivendo Brasília!


PRESTE ATENÇÃO NAS PROFISSÕES DO FUTURO.

Especial Analista de Mídias Sociais: Salários e formação.




Início de ano é época de almejar novos cargos, ampliar conhecimentos na carreira e para muitos, entrar de fato no mercado de trabalho. O profissional de Mídias Sociais está sendo visto cada vez mais, como um profissional do futuro, uma vez que investimento nas redes sociais pelas empresas mostra-se inevitável. Mas afinal, qual é a formação necessária para atuar nessa área? Quanto ganha um analista de mídias sociais? Como é possível medir o retorno do trabalho? Essas respostas você encontra no especial que o TudiBão preparou pra você. Até o fim desse mês, você verá sempre às sextas-feiras, dicas e informações úteis para quem pretende atuar nessa área.
Nessa semana, duas questões básicas: formação e salário.
Formado em que?
Por ser um mercado muito novo, muitos ainda tem dúvida sobre qual é a formação necessária para ser um analista de mídias sociais. Ao contrário do que muitos pensam, não basta ter uma conta no Twitter e Facebook e passar mais de 12 horas conectados à rede para ser um expert no assunto. Obviamente ser heavy user é pré requisito básico, mas é necessário mais do que isso. Conhecimento em textos e relacionamento via comunicação é crucial. Habilidade essa, que pode ser obtida no curso de jornalismo, publicidade, relações públicas ou marketing. Saber escrever não basta. É preciso ter conhecimento em textos para web, que é uma linguagem bem diferente de veículos impressos. Alguns cursos de graduação já oferecem a disciplina “Conteúdo para a internet”, mas existem vários cursos menores que podem auxiliar o profissional já graduado, como “planejamento estratégico em mídias digitais”, “Monitoramento e relacionamento em plataformas virtuais” etc.
Quanto ganha um analista de Mídias Sociais?
A revista Veja publicou há algumas semanas, o quadro das carreiras que estão em alta no mercado de trabalho, e destacou o profissional de mídias sociais. Segundo a revista, o salário inicial é de R$5.000,00. Quem trabalha na área, sabe que o número é fantasioso, embora seja merecido.
Colocando o “pé no chão”, segue a realidade do mercado de trabalho atualmente:

Analista Junior: quando o profissional tem de 0 a 6 meses na função. É o primeiro nível alcançado após o estágio. Neste momento, o analista ainda não toma decisões sozinho sobre as campanhas, se reporta aos demais analistas e à gerência, cumpre tarefas básicas supervisionadas. Salário médio: R$1.300,00.

Analista Pleno: de 7 meses a 1 ano na função. O Analista pleno já é capaz de tomar algumas decisões sobre a campanha e auxiliar a delegação e treinamento dos estagiários do setor. Participa de reuniões e apresentações junto aos clientes, já tem vivência anterior com as ações envolvendo plataformas sociais e gestão de perfis. Salário médio: 2.300,00.

Analista Sênior: a partir de 1 ano na função. O Analista Sênior é capaz de receber os briefings do setor, organizar e delegar tarefas junto à equipe, criar estratégias de mídias sociais e acompanhar os resultados da gestão de perfis, assim como, a criação de relatórios e reports periódicos que mostrem aos clientes os resultados alcançados durante as ações. Salário médio: 3.500,00.
Obviamente essa não é a realidade de muitas agências/empresas que precisam desse profissional. Há quem pague mais e há quem pague menos. A tentativa aqui é mostrar possibilidades de valorização desse profissional.
Na semana que vem, vamos falar de ferramentas gratuitas para monitoramento de mídias sociais, dica essencial para quem quer trabalhar nas redes e pretende obter retorno com isso.
Portanto, você que trabalha ou pretende atuar no mercado de Mídias Sociais em 2012, fique de olho nos próximos posts, sempre às sextas-feiras.

Autor(a):

Cínthia Demaria
Webwriter e Social Media. É jornalista e trabalha como Analista de Mídias Sociais, redatora web e assessora de imprensa digital. Tem experiência em Governo 2.0, comunicação empresarial, mídia digital, eventos e redação de jornais de grande circulação. Twitter: @Cika_Demaria. Confira a apresentação completa dela.

Você pode gostar de...

0 comentários

Criticas ou sugestões?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitantes