VEJA COMO MELHORAR SEU MARKETING PESSOAL

12:47Carlos Alberto-Há 40 anos vivendo Brasília!


MARKETING PESSOAL, DICAS – II
Marketing Pessoal: saiba um pouco mais sobre isso
Primeiro lugar deixe-me tentar explicar o que é Marketing Pessoal, mas não através de palavras teóricas extraídas de livros das grandes “papas” do marketing, mas sim de forma simples é prática.
Marketing Pessoal é tudo que se possa fazer em favor da própria imagem e de si mesmo: estratégias, mudanças, formas de agir.
Vou partir para exemplos, que ficará mais fácil entender na prática o que é Marketing Pessoal:





1.    A forma de vestir-se: Você só gosta de roupas folgadas, gastas, mas sabe que se está querendo trabalhar com cliente essa não é a melhor forma de atraí-los (ou mantê-los), já que a imagem é um dos itens que impressiona (além do seu próprio trabalho, claro). Para as mulheres que gostam de decote ou saias curtas pensem: o que isso trará de bom em relação à cliente? Chama a atenção, mas aos seus atributos físicos, não aos profissionais, que é o que interessa. O que fazer? Adotar um visual diferenciado para “você profissional” e outro para você nas horas de lazer, com os amigos e família. Separe o profissional da pessoa física;
2.    Estar nos lugares certos: frequentar eventos onde você possa ser visto, emitir opiniões de forma certa, no lugar e hora certo (como fóruns), tudo isso faz com que você possa começar a ser notado como profissional. Com o tempo você pode até tornar-se um Formador de Opinião, aquele que é procurado por revistas e/ou sites especializados para dar sua opinião sobre determinados assuntos em pauta;


3.    Saber aproveitar as oportunidades:tenha sempre seu cartão a mão! Não adianta ir a eventos, mesmo que sociais, e deixá-los de lado. Você pode perder uma oportunidade por isso! Note, não quer dizer que você tenha que sair por ai numa festa distribuindo seus cartões aos “figurões” presentes (eu conheci uma pessoa que fazia isso, entregou o cartão dele até para um cliente meu), isso é deselegante. Mas para o caso de alguém lhe pedir um cartão.

Bem, muito mais coisa envolve o Marketing Pessoal, mas creio que mesmo para os mais confusos a respeito disso, já tenha começado a “pintar uma luz” a respeito.
Tudo o que possa fazer bem (ou mal) para sua imagem, é onde você tem que buscar estratégias para ser mais bem visto, visto de forma mais profissional, mais confiável… Acredite, existe uma ligação entre o que você aparenta, como age e o que faz, com o serviço que você faz, mesmo que essa ligação não seja direta. Ou seja, você pode me dizer: mas eu faço artes, ou desenvolvo sites, ou faço ilustrações, o que tem a ver como me visto ou se falo muitas gírias? Tudo! Pois a forma como você é visto (se projeta aos olhos e mente das pessoas, incluindo clientes) é como você será lembrado.
Vou contar agora a história de um “cara” simples, o Sidney, um guardador de carros, que é o melhor exemplo que posso lhes dar no momento de como o Marketing Pessoal, mesmo que instintivo, sem técnica alguma, pode fazer uma grande diferença.
Encontrei o Sidney outro dia que fui almoçar em uma churrascaria aqui de Jundiaí com minhas filhas. Ele estava no estacionamento do local fazendo as vezes de “flanelinha” (com a anuência dos proprietários da Churrascaria). Você pode me perguntar: “Mas como? Como deixam um “guardador” de carros em um lugar particular?”
O Sidney é dessas pessoas agradáveis que fazem você se sentir bem. Ele abre a porta do carro, tem sempre palavras agradáveis e animadoras, demonstra uma felicidade incrível o tempo todo, é dessas pessoas que se percebe que você está um pouco chateado, certamente lhe mostrará o lado bom da vida, mostrará que você já é um vencedor, lhe dirá algo que te fará rir.
Ele rapidamente elogiou minhas filhas, em seguida já tirou de mim a informação de que uma delas está na faculdade, parabenizou (quase em tom de comemoração), desejou bom almoço… Como não rir e achar o máximo encontrar uma pessoa dessa no estacionamento? Como não querer retribuir pelas palavras de carinho, alegria e otimismo?
Mas a “cartada de mestre” do Sidney ainda estava por vir… A maior demonstração de inteligência, de bom uso de estratégia de Marketing Pessoal… Quando retornei ao carro, ele puxou papo e disse que trabalhava já há tantos anos cuidando de carros em estabelecimentos, ou mesmo festas particulares, então ele “sacou” do bolso um papelzinho que me entregou (confira abaixo):



E falou: “Se uma hora precisar de alguém pra olhar carros ou ajudar numa festa ou churrasco particular, pode me ligar”. FANTÁSTICO! 
O guardador de carro fizera, de forma simples, uma propaganda do seu serviço, entregando-me um pedacinho de caderno com seu nome carimbado e o telefone escrito à mão (eu escondi um nº do telefone acima, claro). 
Se ele tivesse entregue um cartão de visitas (que hoje em dia até é barato de fazer) não teria o mesmo efeito, pois com o papelzinho ele continuava a ser o Sidney, o homem simples, alegre e confiável.
Eu contrataria o Sidney caso fosse fazer um evento, você não? Imagine quantos clientes ele consegue ganhar, fazendo essa prospecção simples, em uma churrascaria de alto padrão.
O Sidney é o maior exemplo que posso lhes dar do que é um Marketing Pessoal bem feito. Homem muito inteligente ele…
Bem, pretendo colocar em prática, em breve, um novo projeto meu com vídeos tratando só de Marketing Pessoal, procurando abordar os vários aspectos que assolam os estudantes e profissionais em início de carreira, como:
  • Como vestir-se para uma entrevista?
  • Como impressionar com um currículo?
  • O que colocar em meu portfólio para agradar?
  • O que não dizer em entrevistas ou para clientes? (e o que dizer)
  • Atitude ativa e pró-ativa; dentre outros
             
  Sobre a autora:


Graduada em PMKT, pós em Ensino Superior, mestre em Comunicação Midiática, atua como publicitária há 15 anos em uma pequena agência de propaganda em Jundiaí e leciona para os cursos de Comunicação Digital da UNIP. Mantém os blogs: este (o TuDiBão), o Livro-Objeto e o SilviaZampar-Unip, onde disponibiliza o material para seus alunos. Twitter: @SilviaZampar. Confira a apresentação completa dela.

Você pode gostar de...

0 comentários

Criticas ou sugestões?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitantes