A CHUVA DESCEU? CUIDADO REDOBRADO NO TRÂNSITO! APRENDA A DIRIGIR DEBAIXO DE CHUVA FORTE.
16:13Brasília, Brasil e o mundo sem retoques!
CUIDADOS
ESSENCIAIS PARA DIRIGIR NA CHUVA.
Muita gente não gosta de dirigir na chuva, é natural, pois
existe realmente fatores que complicam a direção sob essa condição. No entanto,
com algumas dicas podemos facilmente estar seguros no trânsito nessas
condições.
A primeira regra é ter o automóvel em boas condições.
Há de ser pensar nas boas condições dos pneus e suspensão,
responsáveis por manter o carro sempre em contato com o asfalto. A direção precisa
estar alinhada e sem folgas, de modo que qualquer situação de aquaplanagem seja
percebida pelo motorista no volante.
Palhetas de limpeza do parabrisas e também do vidro traseiro,
quando houverem, devem estar em boas condições, capazes de remover toda a água
com eficiência. O desembaçador traseiro deve estar funcionando adequadamente
permitindo a retrovisão.
Faróis bem regulados para serem utilizados em facho baixo em
condições mais escuras. Se não houver neblina, não ligue os faróis próprios
para esta condição. Tenha sempre lâmpadas de reserva no porta-luvas para
qualquer caso de queima, comuns nessa época de muita chuva.
Películas escuras, em alguns casos até no parabrisas (!)
apenas atrapalham a visão do trânsito, algo de extrema necessidade em chuvas.
Se no calor o ar-condicionado ajuda, na chuva é item de
segurança, pois evita o embaçamento dos vidros. Tenha sempre o sistema em boas
condições, caso o seu automóvel seja equipado com ele. Direcione o jato de ar
frio para o parabrisas. Caso não tenha ar-condicionado, o sistema de ventilação
deve estar em condições, e mantenha um pano limpo disponível para enxugar o
embaçamento interno.
Segunda regra: Atitudes ao volante
Nunca ligue o pisca-alerta em caso de chuva, esta sinalização
só deve ser utilizada se o carro estiver imóvel na pista, sendo que ainda não
dispensa a sinalização com o triângulo de segurança.
Farol de neblina, geralmente abaixo da linha do parachoque
dianteiro, bem como a luz traseira de neblina, devem ser utilizados apenas em
caso de neblina, daí o nome de batismo desse equipamento de segurança. Se
houvesse algum farol para chuva, você sabe qual seria o nome?
Mantenha distância adequada do carro à frente, fique atento à
distância do carro que vem após o seu. A distância do carro da frente deve ser
suficiente para permitir uma freiada ou manobra de evasão, procure estar atento
no trânsito nas faixas laterais. Caso o carro de trás mantenha muita
proximidade, é provável que ele esteja com pressa, dê passagem.
Em rodovias de mão dupla separadas por muro ou canteiro
estreito, é comum automóveis em sentido contrário jogarem água no sentido
contrário. Caso as pistas tenham três faixas, prefiro ir sempre na faixa
central, evitando os caminhões que teoricamente ficam apenas na direita, bem
como evitando a “guerra da água”.
Freios devem ser usados com carinho extremo! Não confie que o
ABS do seu carro, se houver, fará a mágica toda sozinho. O ideal é sempre estar
em uma distância segura, procurar antever paradas repentinas e usar o freio com
calma.
Sinalize com seta qualquer manobra de mudança de faixas, bem
como qualquer conversão. Se faça visível no trânsito, tente estabelecer contato
visual com os outros motoristas.
Em carros de tração traseira, evitar reduções bruscas de
marcha e reduzir de marcha antes das curvas, caso seja necessário.
A aquaplanagem é o instante onde seu carro perde contato com
o asfalto, ou seja, o pneu fica à deriva, flutuando na água. É algo que se
percebe ao volante, quando acontecer não faça movimentos no volante e não use
os freios. A aquaplanagem dura apenas alguns segundos, em carros com bons
pneus.
Excesso de cuidado provoca acidentes! Se você tem medo de
dirigir na chuva, deixe seu carro em casa. Se a chuva o surpreendeu, faça uma
parada e aguarde a chuva perder intensidade. Chuvas torrenciais geralmente não
duram mais que uma hora.
Terceira regra: Alagou?
A água não deve estar muito alta, no máximo 30 centímetros.
Ao entrar na “piscina”, deixe o giro do motor alto, use a
embreagem para aliviar o peso no motor.
Atenção com carros grandes, se estiverem próximos aguarde
estes passarem.
Evite sempre possível avenidas às margens de rios.
Pessoalmente, gosto muito de dirigir na chuva, principalmente
em rodovias. A adversidade me deixa sob atenção máxima. Já fiz algumas viagens
nessa condição e me senti mais cansado que em ocasiões que fiz a mesma viagem
com clima bom. Procure estar em boas condições físicas e vá ao oftalmologista
anualmente conferir sua acuidade visual.
POR:RAPHAEL HAGI .
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