VEJA COMO OS BARÕES DA MÍDIA CONTINUAM LEVANDO O PEDAÇO DO LEÃO NAS VERBAS DE PUBLICIDADE OFICIAIS
20:39Brasília, Brasil e o mundo sem retoques!A DISTRIBUIÇÃO DAS VERBAS OFICIAIS DE PUBLICIDADE, É JUSTA?
SOBRE PUBLICIDADE
ESTATAL E TRANSPARÊNCIA
O levantamento da folha de S. Paulo comprova o óbvio: os barões da mídia
embolsam a maior fatia dos investimentos do governo federal. sem falar nos
acertos pouco republicanos com seus aliados tucanos.
A mídia nativa raramente fala de si, ao contrário do que
acontece nas democracias maduras, onde os meios de comunicação, o “quarto
poder”, vigiam-se uns aos outros.
É um traço do oligopólio. Os erros são escondidos, os crimes
protegidos (quem não se lembra da ameaça – “mexeu com a Abril, mexeu com
todos" – de um dos Marinho ao governo caso a base aliada ousasse
investigar as relações bandidas de jornalistas da Veja com o bicheiro Carlinhos
Cachoeira?).
Só se abre exceção quando se trata de perseguir uma obsessão
do baronato, em especial da Folha de S.Paulo: tentar provar que veículos, blogs
e sites não alinhados ao pensamento dominante são financiados de forma
“bolivariana” pelo governo.
É outro traço do oligopólio. Quem pensa diferente deve ser
tratado como criminoso. Eliminado, se possível.
Em geral o empenho resulta em um tiro n’água. Aconteceu de
novo. Os valores de gastos de publicidade das estatais apresentados pela Folha
de S.Paulo nesta quarta-feira 17 falam por si só.
Quem mais recebe, de forma abundante, desproporcional até,
são eles mesmos, os barões.
As Organizações Globo embolsaram entre 2000 e 2013 mais de 5
bilhões de reais em publicidade das companhias públicas, pouco menos de um
terço dos investimentos públicos.
Isso em um período em que a audiência da emissora despencou.
O grupo é, aliás, um fenômeno mundial, único caso de uma
empresa de comunicação que consegue elevar a sua tabela de preços enquanto
perde telespectadores, ouvintes e leitores.
Teria relação com a propina legalizada chamada Bônus de
Veiculação (quanto mais anúncios programa em meios da Globo, maior a fatia do
bolo capturada pelas agências de publicidade)?
O BV é também ele um fenômeno único. Só existe no Brasil.

A revista Época entra na conta da Globo.
Uma outra informação talvez explique a mágoa da Folha.
Entre o fim do governo Fernando Henrique Cardoso e este
último ano do primeiro mandato de Dilma Rousseff, houve uma democratização da
distribuição de recursos. O número de meios de comunicação que recebem
investimentos de estatais passaram de 4,4 mil para 10,8 mil.
Em resumo, os grandes grupos perderam participação relativa
no bolo.
Agora compare os números do oligopólio com aqueles de
CartaCapital, revista, segundo a Folha, alinhada ao governo (presumimos que a
Folha e os demais sejam alinhados à Casa Grande, hoje representada pelo
tucanato e associados, no passado recente pelos golpistas de 1964, a quem,
diga-se, o jornal da família Frias serviu com denodo, a ponto de emprestar suas
kombis para o sequestro de militantes de esquerda pela repressão).
Em 14 anos,
a Editora Confiança, dona de CartaCapital, recebeu 44,3 milhões de reais de
todas as estatais.
Isso equivale a 62 mil reais por edição. Impressionante.
CartaCapital circula há 20 anos e é semanal desde 2001. Sua
circulação nacional é auditada pelo IVC e a fatia de publicidade corresponde a
sua posição no mercado. Tudo feito de forma transparente, clara.
Já não se pode dizer o mesmo das relações da Folha e do resto
do oligopólio com o governo do estado de São Paulo.
Quando governador, José Serra estabeleceu a compra sem
licitação de lotes de assinaturas da Folha de S. Paulo, O Estado de S.Paulo,
Veja, Época e IstoÉ. Geraldo Alckmin manteve o mimo.
Em 2011, segundo o Diário Oficial do Estado, o governo
paulista pagou 2,58 milhões de reais por um lote de 5,2 mil assinaturas da
Folha. Foram 2,7 milhões para o Estadão, 1,2 milhão para a Veja, 1,3 milhão à
IstoÉ e 1,2 milhão à Época. Total: 9 milhões apenas em um ano.
A renovação tem acontecido no mínimo desde 2008. Mas sobre
isso, a mídia hegemônica prefere silenciar.
Folha de S.Paulo
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