MATÉRIA QUE TÍNHAMOS PUBLICADO EM 2009: "ÁGUA PODE FALTAR NO DF EM MAIS 10 ANOS"

23:10Carlos Alberto-Há 40 anos vivendo Brasília!

NÃO BRINQUE COM ÁGUA; ELA VAI FALTAR NO DF E ENTORNO!
(Matéria que publicamos em 2009, e que pelo jeito nunca foi tão atual!)


Até o ano  2025, 12 bilhões de pessoas no mundo estarão sem água!


É bom ir começando a se preocupar, quem adora gastar água, em banhos bem demorados, ou lavando carro, áreas de sua casa e outras coisinhas perdulárias, com uma boa e gastadora mangueira.
É que além da capital e cidades satélites, num total de 19 cidades, compreendendo o Entôrno, poderão ficar sem água nos próximos três anos. 
É o que divulgou um relatório publicado pela ANA-Agencia Nacional de Águas, caso não se faça um investimento de mais de 758 milhões de reais, para atender uma área estimada em mais de 35 mil quilômetros quadrados e com quase três milhões de pessoas. E ainda segundo a ONU, cerca de três bilhões de pessoas vão ser atingidas pela completa falta de água até o ano 2025. Mesmo sendo dono de 13,7% da água potável existente na Terra, e dos maiores aquíferos como o Guarani e o recém-descoberto Alto do Chão no Pará, o Brasil enfrenta outro tipo de problema; a cobiça internacional, com alguns países como o Japão, que estão construindo super tanques marinhos com capacidade para até 1 milhão de litros d’água, ou seja o dobro de um grande cargueiro de petróleo.
É bom lembrar que a água doce existente no planeta é a mesma há milhares de anos, mas a população não parou de crescer e consumir cada vez mais, e mesmo desaguando mais de 180 milhões de litros de água doce no oceano, o Brasil ainda é autossuficiente em matéria de abastecimento, mas já dá sinais de escassez em determinadas regiões. Neste quadro, é que o engenheiro e doutor em recursos hídricos da Agencia Nacional de Águas-ANA, Luciano Menezes Cardoso da Silva, estima que, segundo estudos feitos em todo o país, serão necessários investimentos de mais de R$18 bilhões até 2015 para evitar o colapso de abastecimento em mais de 50% dos municípios brasileiros.
Para ele, outra questão a ser debatida com extrema seriedade independente do foco religioso, social ou político, é a transposição das águas do Rio São Francisco, que resolveria o problema de mais de 12 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará, e Rio Grande do Norte, beneficiadas com uma fonte permanente de águas, elas que são as mais atingidas em todo o país por este problema que lá, deve-se muito mais a causas naturais do que ao mau uso, ou poluição do meio ambiente e onde as pessoas  vivem na eterna dependência de chuvas, que nunca se sabe se virão.
E completa afirmando, que o grande problema a ser resolvido ainda, é não se preservar e deixar contaminar as fontes disponíveis.  


SAIBA MAIS E ENTENDA A IMPORTANCIA DA NOSSA REGIÃO E DOS NOSSOS AQUÍFEROS:
Aquífero Guarani: Estimado em 45 mil KM³ em uma área total de 1,2 milhão de quilômetros quadrados. É tido como uma das maiores reservas de água doce do mundo.

Aquífero Alter do Chão – Pará. Pesquisadores da UFPA-Universidade Federal do Pará, defendem que o volume de água deste aquífero, é maior do que a do Guarani, Tem 437 mil quilômetros quadrados de extensão e está sendo estudado agora para se descobrir a quantidade de água que armazena.


O Dia Mundial da Água
foi criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas em 1993, e é celebrado em 22 de março em todo mundo. O Brasil concentra 13,7% das bacias hídricas do planeta, a maior parte na Amazônia. O Pantanal, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é a maior área alagada em continente e é prioridade em conservação de biodiversidade aquática. Já o Distrito Federal tem a Estância de Águas Emendadas, que concentra o nascimento de rios que se encontram com três grandes bacias do país: do Tocantins, de São Francisco e do Paraná.
Ainda segundo a ONU, nos próximos 30 anos, alguns locais da áfrica e Oriente Médio em especial deverão estar em situação de quase guerra por causa de nascentes e locais com concentração de recursos hídricos, ocasião em que segundo os mesmos estudos, a água deverá estar mais valorizada do que os derivados de petróleo.





E você tem feito a sua parte para evitar o desperdício?

Pesquisa: Karlão-Sam

Você pode gostar de...

0 comentários

Criticas ou sugestões?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitantes