12 DE JUNHO TAMBÉM É DIA DO COMBATE AO TRABALHO E ESCRAVIDÃO INFANTIL - SÃO MAIS DE 168 MILHÕES DE CRIANÇAS QUE TRABALHAM PELO MUNDO AFORA

21:44Carlos Alberto-Há 40 anos vivendo Brasília!

OIT: 168 milhões são vítimas do trabalho infantil no mundo.
Estudo mostra que 60% dos jovens brasileiros entre 15 e 17 anos que estão empregados exercem atividades perigosas; veja casos no Brasil.
  

Neste 12 de junho se comemora o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, mas não há motivos para celebrar. Isso porque, segundo a Organização Mundial do Trabalho (OIT), 168 milhões de crianças realizam trabalho infantil no mundo, das quais 20 milhões tem entre cinco e 14 anos. Além disso, cerca de cinco milhões vivem em condições comparáveis às de escravidão.

O Relatório Mundial sobre o Trabalho Infantil 2015, preparado pela OIT, mostra ainda que jovens que foram explorados quando criança tendem a se satisfazer com empregos familiares pelos quais não recebem remuneração e a executarem atividades pelos quais têm acesso a baixos salários.
Segundo dados de 2011, 1,7% dos jovens brasileiros entre 15 anos e 24 anos que estão empregados executam trabalhos familiares não remunerados. Entre os trabalhadores infantis, a porcentagem é ainda maior, 8,8%.

Ainda segundo o relatório, 60% dos jovens brasileiros entre 15 e 17 anos que estão empregados têm atividades perigosas, a maioria nos setores de agricultura e indústria.
A OIT concluiu que aqueles que abandonam os estudos precocemente têm menos chances de obter trabalhos estáveis e correm maior risco de ficar de fora do mercado de trabalho. Por isso a Organização recomenda fortemente intervenções para tirar as crianças do universo da exploração do trabalho infantil e coloca-las na escola, para assim, facilitar a transição entre os estudos e as oportunidades de empregos decentes.
Hoje, entre 20% e 30% das crianças de países de baixa renda abandonam a escola e entram no mercado de trabalho antes dos 15 anos.
 Terra.com







Você pode gostar de...

0 comentários

Criticas ou sugestões?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitantes