VAREJO NÃO FOI NEM NO DIA DOS PAIS.
11:28Brasília, Brasil e o mundo sem retoques!
VAREJO TEVE UM DIA DOS PAIS RUIM
As vendas do varejo no Dia dos Pais de 2015 caíram
principalmente em função do cenário macroeconômico adverso ao consumo, com
juros e inflação elevados e renda e confiança dos consumidores em baixa. Esse é
o diagnóstico traçado pelas principais instituições que medem a atividade no
comércio e que apontaram um desempenho ruim para as vendas neste ano.
A Serasa Experian aponta a primeira queda nas vendas na
semana que antecede o Dia dos Pais desde 2005, quando começou a calcular o
indicador. Segundo a instituição, o recuo no comércio de todo o País foi de
5,1% entre 3 e 9 de agosto deste ano na comparação com o período de 4 a 10 de
agosto do ano passado.
Em 2014, o avanço nas vendas nessa comemorativa havia sido
de 2,1%, o que confirmava uma tendência de desaceleração desde 2011, quando o
comércio no Dia dos Pais havia sido 8,8% superior ao de 2010, de acordo com a
Serasa. Os economistas da instituição apontam a alta da inflação e dos juros no
crediário, além do aumento do desemprego e da queda da confiança dos
consumidores, como fatores que "afetaram negativamente o desempenho do
varejo neste Dia dos Pais".
Polibio Braga
0 comentários