featured

FIES - DILMA ACABA DE AUMENTAR TAXA DE JUROS

16:00Carlos Alberto-Há 40 anos vivendo Brasília!

GOVERNO: DILMA DOBRA A TAXA DE JUROS DO FIES.


O governo acaba de anunciar o aumento nos juros do Fies de 3,4% para 6,5% ao ano. Em comunicado divulgado pela assessoria do Ministério da Fazenda, a elevação de juros decorre de fragilidades do cenário econômico e da necessidade de ajuste fiscal.
Após a maciça exploração eleitoral em 2014, o Fies foi remodelado para inibir cada vez mais o acesso ao programa desde o fim do ano passado. Os recursos eram ilimitados e os critérios para adesão e renovação de contratos de financiamento eram bastante amigáveis.
O programa é agora afetado por sérias restrições orçamentárias, exige a classificação de alunos de acordo com notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), além da normas  de comprovação  de renda terem se tornado mais rígidas. Por parte das Universidades, também passou a ser exigida nota mínima de qualidade.
Este ano, Estudantes de todo o país enfrentaram dificuldades para acessar a página do Financiamento Estudantil (Fies) na internet e pedir o benefício. As suspeitas de que o governo criou mecanismos para inibir o acesso ao programa partiram de todos os lugares. A elevação nos juros naquele que era para ser um programa de ampliação no acesso ao ensino superior indica que o governo realmente utilizou o Fies com finalidade eleitoral. A Pátria Educadora cede agora o lugar aos interesses do sistema financeiro.

Enfim. Após os gastos de milhões em publicidade, o Fies é agora só mais uma bandeira eleitoreira do governo Dilma que cai por terra.

Você pode gostar de...

0 comentários

Criticas ou sugestões?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitantes