HOSPITAL DE BASE DO DF COMPLETA 55 ANOS.

18:52Carlos Alberto-Jornalismo,isento e sem compromisso com mentiras.!

Um dos edifícios mais famosos da capital comemora 55 anos neste sábado (12/9). Trata-se do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), inaugurado justamente no aniversário do então presidente Juscelino Kubitschek com o objetivo de atender os pacientes da capital com os quadros mais graves – função que tem até os dias de hoje.

Para comemorar a data, o Arquivo Público do Distrito Federal (ARPDF) reuniu 44 fotografias datadas da construção do hospital para expor na portaria central do centro médico a partir de hoje (11/9). Grande parte desses registros integram o programa Memória do Mundo da Unesco, no qual estão incluídos documentos considerados relevantes para a história da humanidade – como o “Diário de Anne Frank” e as fotografias de viagens de Dom Pedro II. “A inauguração do hospital se mistura com a fundação da cidade, se tornando, assim, de extrema relevância para a história do país”, explica Marcelo Durães, gerente de acervo audiovisual do ARPDF.

Serão realizados, dentro das dependências do hospital, outros eventos para comemorar o aniversário da instituição. Nesta sexta (11/9), às 9h30, Francisco Pinheiro da Rocha, o primeiro Secretário de Saúde da capital, dará uma palestra contando a história da cidade. Às 17h, no estacionamento, está marcado um sarau com apresentações musicais e uma quermesse. No sábado (12/9), às 10h30, haverá uma conversa sobre a história da residência médica no HBDF, com o médico Luiz Augusto Casulari Roxo da Motta.

Sobre o HBDF
Os números da instituição não são nada singelos. São 52 mil m² de área construída, onde trabalham cerca de 3,5 mil servidores públicos (entre médicos, enfermeiros e funcionários administrativos). Além disso, são realizados 600 mil atendimentos por ano e, destes, 12 mil são cirurgias. Esses dados tornam o hospital o segundo com maior número de leitos do Centro-Oeste.

Além disso, o HBDF é até hoje referência em áreas como oncologia, medicina nuclear, transplantes e tratamento de epilepsia. “Além de ser o maior hospital do DF, é também um dos prédios mais queridos por aqueles que acompanharam o crescimento da cidade”, afirma Alba Mirinbinba, coordenadora do Ensino e Pesquisa do Hospital de Base.

Exposição HBDF 55 anos

Até 25 de setembro, todos os dias, das 8h às 18h, na portaria central do Hospital de Base do DF ( Setor Hoteleiro Sul, Quadra 1, 3315-1200).

Você pode gostar de...

0 comentários

Criticas ou sugestões?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitantes