FECHADA A "JANELA" DAS MUDANÇAS NOS PARTIDOS: NO DF DE 24 DISTRITAIS, 8 TROCARAM DE SIGLA.

21:26Carlos Alberto-Jornalismo,isento e sem compromisso com mentiras.!

 “JANELA” DAS MUDANÇAS DE PARTIDOS POLÍTICOS ESTÁ FECHADA: NO DF, 8 DOS 24 DISTRITAIS MUDARAM, DE PARTIDO. PRAZO DE UM MÊS TERMINOU NO SÁBADO.



Desde janeiro de 2015, metade dos gabinetes passou por alguma alteração.
Oito dos 24 deputados da Câmara Legislativa do Distrito Federal aproveitaram a janela partidária encerrada no último sábado (19) para deixar a filiação antiga. Desde o início dos mandatos, em janeiro de 2015, metade dos parlamentares trocaram de legenda.

Quatro siglas sumiram da Casa (PTC, PRTB, PEN e PPL) e outras quatro formaram bancadas (PPS, Rede, PSB e PSD) – as quatro legendas que formam a base "mais próxima" do Palácio do Buriti.
O prazo para troca de partidos foi aberto em 18 de fevereiro, por uma proposta de emenda à Constituição (PEC) promulgada pelo Congresso Nacional como parte da reforma política. A deputada Luzia de Paula, que já havia deixado o PEN para se juntar à Rede, em outubro, trocou novamente de partido e foi para o PSB, de Rodrigo Rollemberg.
A sigla também recebeu o deputado Juarezão, ex-PRTB. O partido não conseguiu eleger nenhum distrital nas eleições de 2014, mas tem agora três parlamentares: Juarezão, Luzia e Roosevelt Vilela, suplente do distrital licenciado e secretário do GDF Joe Valle (PDT) empossado em outubro.
O PRTB também perdeu a deputada Liliane Roriz, que se juntou ao PTB, e não tem mais bancada na Câmara distrital. O PTB se manteve com único distrital porque Cristiano Araújo deixou a sigla para se filiar ao PSD do vice-governador do DF, Renato Santana.
A presidente da Câmara, deputada Celina Leão, deixou o PDT e se filiou ao PPS. Segundo ela, a mudança foi motivada pela insatisfação com os rumos do PDT nacional, que declarou apoio à presidente Dilma Rousseff e oposição ao impeachment. Na nova legenda, ela será colega de Raimundo Ribeiro, que deixou o PSDB após críticas ao diretório local.
O PR, que já contava com o deputado Renato Andrade (PR), recebeu a filiação de Agaciel Maia, ex-PTC. Apenas quatro partidos mantêm a mesma configuração desde 2014: SD, com Sandra Faraj; PHS, com Lira; PRB, com Julio Cesar, e PV, com Israel Batista.

Dos 24 parlamentares, dois seguiam sem filiação partidária até esta segunda-feira (21). A distrital Telma Rufino foi expulsa do PPL em agosto, após ser citada em investigação da Polícia Civil, e não se inscreveu em outro partido. No início de março, Robério Negreiros chegou a um acordo com o PMDB e deixou a legenda, em um processo que chegou a ser levado à Justiça – ele ainda não decidiu para onde vai.
As mudanças também aconteceram nas bancadas federais. Na Câmara, Rôney Nemer saiu do PMDB e se filiou ao PP. No Senado, os três representantes abandonaram as siglas antigas. Cristovam saiu do PDT e se filiou ao PPS (decisão que foi seguida por Celina Leão). Reguffe também abandonou o PDT, mas disse que pretende seguir sem partido. Hélio José, que assumiu mandato no PSD em 2014 e havia migrado para o recém-fundado PMB, agora está no PMDB. Veja abaixo como ficaram as bancadas.
Câmara Legislativa
Trocaram de partido na janela:
- Agaciel Maia (PR) (ex-PTC)
- Celina Leão (PPS) (ex-PDT)
- Cristiano Araújo (PSD) (ex-PTB)
- Juarezão (PSB) (ex-PRTB)
- Liliane Roriz (PTB) (ex-PRTB)
- Luzia de Paula (PSB) (ex-PEN e ex-Rede)
- Raimundo Ribeiro (PPS) (ex-PSDB)
- Robério Negreiros (sem partido) (ex-PMDB)
Trocaram de partido antes da janela:
- Chico Vigilante (PT)
- Telma Rufino (sem partido) (ex-PPL)
- Chico Leite (Rede) (ex-PT)
- Claudio Abrantes (Rede) (ex-PT)
Não trocaram de partido:
- Israel Batista (PV)
- Julio Cesar (PRB)
- Lira (PHS)
- Professor Reginaldo Veras (PDT)
- Rafael Prudente (PMDB)
- Renato Andrade (PR)
- Ricardo Vale (PT)
- Rodrigo Delmasso (PTN)
- Roosevelt Vilela (PSB) (suplente de Joe Valle, do PDT)
- Sandra Faraj (SD)
- Wasny de Roure (PT)
- Wellington Luiz (PMDB)
Câmara dos Deputados
- Alberto Fraga (DEM)
- Augusto Carvalho (SD)
- Erika Kokay (PT)
- Izalci (PSDB)
- Laerte Bessa (PR)
- Rogério Rosso (PSD)
- Ronaldo Fonseca (Pros)
- Rôney Nemer (PP) (ex-PMDB)
Senado
- Cristovam Buarque (PPS) (ex-PDT)
- Hélio José (PMDB) (ex-PSD e ex-PMB)
- Reguffe (sem partido) (ex-PDT).

Metrópoles.com


OPINIÃO:

È bom lembrar, que as chuvas chegam no fim do ano, e tudo está do mesmo jeito!


Você pode gostar de...

0 comentários

Criticas ou sugestões?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitantes