A VERGONHA DO BRASIL QUE NÃO GOSTA DE LER MAS COBRA CULTURA!

23:07Carlos Alberto-Há 40 anos vivendo Brasília!

 A  VERGONHA DE UM BRASIL QUE NÃO LÊ MAS COBRA E QUER FALAR EM CULTURA!





Enquanto o país está mergulhado num debate pelego — e até criminoso — sobre a fusão ou não do Ministério da Cultura com o Ministério da Educação - MEC, a verdadeira tragédia é exposta na mais recente pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil", divulgada com exclusividade pela jornalista Maria Fernanda Rodrigues, na coluna ‪#‎Babel do Estadão.
Entre os números, salta aos olhos confirmar que 20% dos brasileiros declararam NÃO SABER LER; 44% da população simplesmente NÃO LÊ; e nenhum escritor brasileiro da chamada "nova geração" é lembrado pelos leitores. Destaque também para a transversalidade com a Educação: a pesquisa perguntou a professores qual tinha sido o último livro que leram e 50% respondeu nenhum e 22%, apenas a Bíblia.
A pesquisa foi realizada pelo IBOPE por encomenda do Instituto Pró-Livro, entidade mantida pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL),Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Abrelivros - Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares, e ouviu 5.012 pessoas em todas as Regiões do Brasil, alfabetizadas ou não. Isso representa, segundo o IBOPE, 93% da população brasileira.
De fato, é assombroso... e tem o poder de explicar aquilo que somos e no que estamos nos transformando. Não será um espanto se, daqui algum tempo, um governante venha a decidir pela fusão do Ministério da Culturacom o Ministério do Meio Ambiente.

Você pode gostar de...

0 comentários

Criticas ou sugestões?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitantes