PORTO DE ITAQUI, MARANHÃO; É TANTA RIQUEZA SAINDO POR ESTE PORTO! DIGAM-ME ENTÃO, PORQUE O MARANHÃO É TÃO POBRE?
17:18Brasília, Brasil e o mundo sem retoques!
PORTO DE
ITAQUI, MARANHÃO; É TANTA RIQUEZA SAINDO POR ESTE PORTO!
DIGAM-ME ENTÃO, PORQUE
O MARANHÃO É TÃO POBRE?
O RESGATE
ECONÔMICO DO MARANHÃO E O PORTO DO ITAQUI
Na contramão, colidindo com um passado de sinecuras, privilégios,
favorecimentos e corrupção, o porto do Itaqui registrou recordes de operação e
lucratividade em 2015 e segue a mesma tendência em 2016,movimentando R$ 7,3
bilhões em mercadorias nos quatro primeiros meses deste ano.
Ao assumir o governo em 2015, o governador Flávio Dino sabia
que algumas crises precisavam ser imediatamente sanadas, que havia muito a
resgatar, especialmente em termos de decência pública, gestão dos negócios de Estado,
segurança, saúde, educação, mas, para além das urgências, era extremamente
necessário dar início ao resgate da tumultuada economia maranhense.
Tudo o que dizia respeito a geração de emprego e renda,
índice de desenvolvimento humano, serviços de todos os gêneros, comércio,
estava abalado e constatado pelas estatísticas que desde muito apresentavam o
Maranhão como estado mais pobre do Brasil. Independente de nossas
potencialidades, o governo não gerenciava o desenvolvimento, fosse no setor da
indústria, da agricultura e pecuária, e de serviços. Essa situação se alongava
no tempo em tal proporção que a definição de caos econômico cabia como uma luva
nas análises da maioria dos estudiosos e especialistas.
Um exemplo crasso dessa má gestão, o Porto do Itaqui,
reconhecido como um dos principais portos públicos do país, também navegava na
mesma maré de incompetência e inapetência gerencial. E a mudança, nesse caso,
um ano e meio apenas do governo Flávio Dino, devolveu ao porto a capacidade de
gerar lucro e o recolocou no lugar que lhe é cabido de um dos maiores portos do
Brasil. A diferença é exponencialmente superlativa. Basta verificar, conforme
demonstrado pelo diretor-presidente da Empresa Maranhense de Administração
Portuária, Ted Lago, durante entrevista coletiva, que em exatos 4 anos, de 2011
a 2014, todo o lucro gerado pelo Porto do Itaqui ficou em R$ 55, 9 milhões. E
apenas nesses 18 primeiros meses do governo Flávio Dino o lucro líquido do
Porto atingiu R$ 68,2 milhões.
Isso vem na contramão da crise econômica que atinge o país,
como veio o resgate da agricultura e da agricultura familiar, da segurança
pública, da saúde e da educação. Na contramão, colidindo com um passado de
sinecuras, privilégios, favorecimentos e corrupção, o Porto do Itaqui registrou
recordes de operação e lucratividade em 2015 e segue a mesma tendência em 2016,
movimentando R$ 7,3 bilhões em mercadorias nos quatro primeiros meses deste
ano.
Nessa estrada, a do resgate da economia, ainda há muito a ser
feito, mas há que se observar que o atual governo deteve o sangradouro de
recursos públicos que rasgava as veias no Maranhão, em geral desviados para
portos bem distantes, nos mais diferentes navios, quase sempre comandados pelos
mesmos capitães. Só isso já representou, num primeiro ano, uma economia de mais
de 1 bilhão de reais.
Essa nova forma de gestão impulsiona o interesse do mercado
externo pelo Porto do Itaqui e os lucros apresentados provocam arroubos
impatrióticos e ganância nos mesmos “marinheiros” que lesaram o Porto e que
falam agora em federalização.
Mas não há de ser nada. Chegamos a porto seguro.
Gilberto Lima, jornalista.
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