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APRENDA ESTAS DICAS PARA ECONOMIZAR COMBUSTÍVEL E SAIBA SOBRE AS DICAS QUE NÃO VALEM NADA
15:43Brasília, Brasil e o mundo sem retoques!
DICAS PARA
ECONOMIZAR
COMBUSTÍVEL

MANUTENÇÃO DO CARRO E A FORMA DE DIRIGIR CONTRIBUEM PARA ECONOMIZAR E REDUZIR O CONSUMO DO CARRO

Além disso, nas imediações de todo
posto de combustível que ainda tem produto para vender, as filas são tão longas
que causam trânsito. É o medo da escassez, risco gerado pela greve dos
caminhoneiros. De olho nesse panorama, listamos dicas importantes para
economizar combustível.
Em primeiro lugar, não se deve
encher o tanque até a boca. Quem está, desde quarta-feira, visitando os postos
para encher o tanque até o fim está agindo de maneira errada. Isso aumenta o
consumo.
- Pare o abastecimento logo que a
bomba desligar automaticamente.
- Tentar colocar mais combustível é
puro desperdício, já que o excesso pode ir direto para o cânister. Esse filtro
de carvão tem a função de eliminar gases provenientes do combustível. Além de
jogar dinheiro fora, a prática pode estragar o filtro.
Pneus em dia
Os pneus podem ser um dos
principais vilões do alto consumo de combustível. Para que não haja excesso de
atrito com o solo, é importante mantê-los sempre calibrados, o que pode ser
feito a cada abastecimento, por exemplo (e preferencialmente com os pneus
frios).
Se a pressão estiver mais baixa que
a recomendada, a área de contato com o piso aumenta, e com isso o atrito fica
mais elevado. Direção desalinhada também não é recomendável para economizar
combustível, porque o motor terá de fazer mais força para movimentar o veículo.
Práticas de direção para economizar combustível

A maneira como você dirige é
essencial para economizar combustível. Não acelere mais que o necessário. Deixe
a velocidade subir gradativamente.
Excesso de rotação eleva muito o
consumo. E, se o semáforo à frente estiver fechado, diminua a aceleração com
antecedência, para não precisar frear muito.
Agindo assim, além de economizar
combustível, você também vai poupar freios.

Fazer mudanças com rotações muito
elevadas aumenta muito o consumo.
"Segurar" o carro em
subidas, com os pés na embreagem e no acelerador, não só eleva o consumo de
combustível como também acelera o desgaste da embreagem. Não faça isso.
E não se esqueça de estar em dia
com a manutenção do carro. Verifique as condições de velas, cabos de ignição e
filtros de ar.
Se a queima de combustível não
estiver sendo bem feita, haverá elevação de consumo.
Tecnologia para economizar combustível
Algumas tecnologias ajudam a
reduzir o consumo. Modelos como Kwid, Gol, Uno e Mobi têm, no painel,
mostradores que indicam o momento correto de trocar marchas. A função desse
recurso é economizar combustível.
Se o seu carro tiver
start&stop, não desligue o sistema, mesmo que isso signifique
ar-condicionado sem funcionar por muito tempo. O único objetivo desse recurso é
economizar combustível.
O start&stop está em alguns
modelos mais básicos, como Uno 1.3 e Argo (qualquer versão).
O ar-condicionado aumenta o consumo
de combustível. O aquecedor, que tem sido útil nesses dias de frio, não.
Porém, se for usar o aquecedor, não
acione o botão do ar-condicionado.
Para quem tem tecnologias como
controlador de velocidade adaptativo, esta é uma boa hora de usá-las. O sistema
freia e acelera o carro no tempo correto, sem ações bruscas, o que ajuda a
economizar combustível.
CB-DF
PESQUISA:
AQUI AS 6 DICAS PARA O CONTRÁRIO:
NÃO VALEM NADA!
Os combustíveis estão caros. Metade
do preço da gasolina é imposto… O diesel não fica longe: os tributos representam
30% do valor do litro. As receitas para diminuir o consumo aparecem aos montes
na internet e nos grupos de WhatsApp. Diferentemente do que você vai ver e
receber por aí, listamos as dicas que NÃO funcionam para economizar
combustível.
Assim, você não é enganado – e não
perde tempo.
1. Gasolinas Premium e Podium não ajudam
Se seu carro não é um esportivo e
nem tem um super motor de alta compressão (e potência), não adianta abastecer
com gasolina Premium ou Podium.
2. Banguela é coisa de cabeça oca
Não adianta jogar ponto-morto nas
longas descidas para diminuir o consumo. Nos carros modernos, que são equipados
com injeção eletrônica, essa prática até aumenta o gasto de combustível.
3. É automático, mas não mágico quando o assunto é economizar combustível
A caixa automática convencional não
reduz o consumo. Pelo contrário: aumenta. O câmbio automatizado (Dualogic,
I-Motion, etc) não gera essas perdas, desde que o motorista não abuse do
acelerador. 4. Pequenos também podem ser beberrões
Motor de menor cilindrada não é,
necessariamente, sinônimo de menor consumo. Carro com motor 1.0 pode beber até
mais que um 1.3, pois obriga o motorista a pisar fundo em determinadas
situações. Mas é verdade que os novos motores dotados de tecnologia moderna,
como os tricilíndricos, turbinados e com injeção direta, deixam o carro mais
econômico.
4. Pequenos também podem ser beberrões
Motor de menor cilindrada não é,
necessariamente, sinônimo de menor consumo. Carro com motor 1.0 pode beber até
mais que um 1.3, pois obriga o motorista a pisar fundo em determinadas
situações. Mas é verdade que os novos motores dotados de tecnologia moderna,
como os tricilíndricos, turbinados e com injeção direta, deixam o carro mais
econômico.
5. Economizador é p-i-c-a-r-e-t-a-g-e-m
Imediatamente após o anúncio de
aumento do preço do combustível, surgiram também os “milagrosos” economizadores.
Não acredite em nenhum deles, seja nos que se adaptam junto ao circuito de
combustível, seja nos conectados ao sistema elétrico do motor. Não caia também
no conto do chip: aquele que a oficina diz reprogramar na central eletrônica
para economizar combustível.
6. Abastecer no frio
A densidade dos combustíveis sofre
alteração com a variação de temperatura. É preciso considerar, no entanto,
que os combustíveis são expostos à variação de temperatura por muito pouco
tempo, só enquanto o carro é abastecido, e que tanto a gasolina quanto o etanol
são acondicionados em tanques subterrâneos isolados termicamente. Ou seja,
abastecer de manhã ou em dias frios não representa economia.
Com informações de : autopapo.com.br/
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