featured

PORQUE NÃO O TREM PARA O ENTORNO E DF? MAIS DE 600 MIL PESSOAS BENEFICIADAS!

10:46Carlos Alberto-Há 40 anos vivendo Brasília!


PORQUE NÃO O TREM PARA O ENTORNO E DF?
MAIS DE 600 MIL PESSOAS BENEFICIADAS!
Sem se falar no transporte de cargas.
 O percurso, que leva até três horas de carro em horário de pico, poderá ser feito em 50 minutos. Quatro vagões, com capacidade para 900 pessoas cada um, farão o trajeto várias vezes ao dia. Os investimentos não devem ultrapassar os R$ 160 milhões. Preço relativamente barato se comparado a outro projeto de mobilidade urbana, o BRT Corredor Eixo Sul, que percorrerá o equivalente à metade do trajeto – 40 km – e custará R$ 530 milhões.
JK JÁ PENSAVA NELE!
A ideia do Brasília/Anápolis/Goiânia é antiga. Quando construiu Brasília, Juscelino Kubitschek havia previsto um trem para ligar as duas capitais. Também chamado de 'Expresso Pequi', ele é considerado estratégico para o desenvolvimento da região. Com 6 milhões de habitantes, a previsão é de que, em 15 anos, dobre o número de moradores no raio de 200 km em que estão as cidades contempladas, segundo estimativa do IBGE.
Diferentemente do outro trecho, o estudo de viabilidade deste já está sendo feito, e a previsão é de que as obras também comecem em meados do ano que vem. Orçado em R$ 700 milhões, a promessa é de que o trem chegue a 180 km/h e faça Brasília/Goiânia em 50 minutos. A parada em Anápolis promete alavancar a cidade. Segundo maior polo de fármacos do Brasil, Anápolis também é estratégica porque outra ferrovia está prevista para cortar a região, a Norte/Sul, e isso ajudaria no escoamento de grãos que vêm para o Centro-Oeste.

OBS: Estas previsões foram estimadas em 2015 e até nada se fez de concreto nem pelos Governos do DF e nem de Goiás, por razões algumas óbvias como quebradeira financeira e outras ocultas.
Lamentavelmente!

Você pode gostar de...

0 comentários

Criticas ou sugestões?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitantes