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PORQUE NÃO O TREM PARA O ENTORNO E DF? MAIS DE 600 MIL PESSOAS BENEFICIADAS!
10:46Brasília, Brasil e o mundo sem retoques!
PORQUE NÃO O TREM PARA O ENTORNO E DF?
MAIS DE 600 MIL PESSOAS BENEFICIADAS!
Sem se falar no transporte de cargas.
O percurso, que leva até três horas
de carro em horário de pico, poderá ser feito em 50 minutos. Quatro vagões, com
capacidade para 900 pessoas cada um, farão o trajeto várias vezes ao dia. Os
investimentos não devem ultrapassar os R$ 160 milhões. Preço relativamente
barato se comparado a outro projeto de mobilidade urbana, o BRT Corredor Eixo
Sul, que percorrerá o equivalente à metade do trajeto – 40 km – e custará R$
530 milhões.
JK JÁ PENSAVA NELE!
A ideia do Brasília/Anápolis/Goiânia é antiga. Quando construiu Brasília, Juscelino Kubitschek havia previsto um trem para ligar as duas capitais. Também chamado de 'Expresso Pequi', ele é considerado estratégico para o desenvolvimento da região. Com 6 milhões de habitantes, a previsão é de que, em 15 anos, dobre o número de moradores no raio de 200 km em que estão as cidades contempladas, segundo estimativa do IBGE.
A ideia do Brasília/Anápolis/Goiânia é antiga. Quando construiu Brasília, Juscelino Kubitschek havia previsto um trem para ligar as duas capitais. Também chamado de 'Expresso Pequi', ele é considerado estratégico para o desenvolvimento da região. Com 6 milhões de habitantes, a previsão é de que, em 15 anos, dobre o número de moradores no raio de 200 km em que estão as cidades contempladas, segundo estimativa do IBGE.
Diferentemente do outro trecho, o
estudo de viabilidade deste já está sendo feito, e a previsão é de que as obras
também comecem em meados do ano que vem. Orçado em R$ 700 milhões, a promessa é
de que o trem chegue a 180 km/h e faça Brasília/Goiânia em 50 minutos. A parada
em Anápolis promete alavancar a cidade. Segundo maior polo de fármacos do
Brasil, Anápolis também é estratégica porque outra ferrovia está prevista para
cortar a região, a Norte/Sul, e isso ajudaria no escoamento de grãos que vêm
para o Centro-Oeste.
OBS: Estas previsões foram
estimadas em 2015 e até nada se fez de concreto nem pelos Governos do DF e nem
de Goiás, por razões algumas óbvias como quebradeira financeira e outras
ocultas.
Lamentavelmente!
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