featuired

BOM SENSO: DEPUTADA DISTRITAL JAQUELINE SILVA, QUER INCLUSÃO DE LITERATURA BRASILIENSE NAS ESCOLAS DO DF.

20:48Carlos Alberto-Há 40 anos vivendo Brasília!


Um pouco de bom senso em meio a tanta doutrinação estranha em nossas escolas!

  A deputada distrital Jaqueline Silva agendou audiência pública para o dia 10 de junho, às 17h, no auditório da Biblioteca Nacional, durante a 35ª Feira do Livro, para debater a importância da inclusão de literatura brasiliense no currículo das escolas públicas do Distrito Federal.

A defesa da regulamentação da literatura brasiliense nas escolas é uma demanda antiga dos escritores do DF, que já levavam suas obras até as escolas de forma independente, mas que lutam em busca da oficialização da prática. O projeto já está previsto na Lei Orgânica, porém, segundo Marcos Linhares, presidente do Sindicato dos Escritores do DF, não havia movimentação no Poder Executivo para garantir que a lei seja cumprida.
“Precisamos valorizar o que é produzido em nosso estado. Fico feliz com a mobilização da deputada Jaqueline Silva, uma vez que a aprovação do projeto movimenta a renda do Distrito Federal e do setor literário, já que estimula desde os escritores, até as gráficas e livrarias, setor que está carente no país.”, afirma Marcos.
O incentivo e estímulo da produção de texto também é uma preocupação dos envolvidos no projeto. “A literatura brasiliense já foi premiada em diversos concursos e é reconhecida por todo o país, precisamos estimular os alunos a conhecerem a história de construção da nossa capital e das cidades satélites, além de servir para inspiração para jovens escritores”, segundo Gustavo Dourado, presidente da Academia Taguatinguense de Letras.
Além da audiência pública, a deputada Jaqueline Silva protocolou o PL 456/2019, que visa incluir literatura brasiliense no currículo de todos os níveis de ensino da rede pública do DF. “Muito me alegra em poder contribuir com políticas para valorizar a literatura local, escritores, editoras e gráficas, além de propagar o conhecimento da história de nossa cidade para as crianças e jovens da rede pública.”, afirma Jaqueline Silva.
Pelo PL, uma Comissão Especial de Seleção, com a participação do governo e da sociedade civil, será criada para seleção das obras, bem como a promoção de seminários, palestras e lançamentos de livros nas escolas.   

QUEM É:         

JAQUELINE SILVA
A deputada Jaqueline Silva tem origens na cidade satélite de Santa Maria, e exerce seu primeiro mandat, após batalha judicial contra a também distrital Telma Rufino que enfrenta processos por diversas acusações via seu partido PPL.
Ela foi eleita por unanimidade como presidente distrital do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), com mandato até dezembro de 2022. A votação ocorreu durante convenção distrital, na Câmara Legislativa, na última quarta (8) e contou com a presença de membros do diretório nacional do partido, como o presidente nacional, Roberto Jefferson e a presidente nacional do PTB mulher, Graciela Nienov.
Em 2018, o PTB saiu das eleições com 57 mil votos para distrital e 22 mil votos para federal. Agora, além de manter a nominata, o partido apresentou os novos filiados, com destaque para os ex-candidatos ao senado, Fadi Faraj, como quinto candidato mais votado do DF em 2018, com 268 mil votos, e Brigadeiro Atila Maia, que obteve 135 mil votos na última eleição. Além dos ex-deputados Sandra Faraj, Zé Edmar e Raad Masshouh, e os ex-candidatos Risomar Carvalho, Professor Rodrigão, César Gonçalves, Goleiro Serjão, Rafael Moreira, Professor Ivan Moraes, Bruna Augusto e Rick Marantes.



Você pode gostar de...

0 comentários

Criticas ou sugestões?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitantes