featured

MINISTRO PAULO GUEDES DIZ QUE ATUAL SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO É UM “MANICÔMIO”!

13:41Brasília, Brasil e o mundo sem retoques!

MINISTRO PAULO GUEDES DIZ QUE ATUAL SISTEMA TRIBUTÁRIO BRASILEIRO É UM “MANICÔMIO”
















Ministro da Economia afirmou que governo não vai aumentar os impostos, mas fazer um processo de simplificação

 Durante audiência pública na comissão especial da reforma tributária no Congresso Nacional, Guedes falava do imposto sobre o consumo, considerado um dos mais desiguais no país, quando usou a expressão.

“O nosso primeiro passo nessa direção [da reforma tributária] é exatamente o grande imposto sobre o consumo, que faz parte do manicômio tributário brasileiro”, afirmou o ministro, em live.

“Para se ter uma ideia, só a extinção do PIS/Cofins, elimina 100 regimes especiais que tornam absolutamente inóspito o ambiente empresarial brasileiro”, completou Paulo Guedes.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45, uma das reformas tributárias analisadas pelo Congresso, propõe um Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que substituiria o ISS (imposto municipal) ICMS (estadual) e o PIS/Cofins (federal).

Guedes reforçou que o governo não vai aumentar os impostos. “O povo brasileiro já paga impostos demais. Nós estamos em um programa de simplificação e redução de impostos”, disse o economista.

“Nós temos um regime tão ruim que tem R$ 300 bilhões em desoneração. Ou seja, quem tem poder político consegue desoneração. E outros R$ 3,5 trilhões de contencioso. Quem tem poder econômico simplesmente não paga e entra na Justiça”, disse.

“Isso é a demonstração de um sistema tributário perverso, regressivo, ineficiente, literalmente um manicômio tributário, e eu tenho certeza que o Congresso vai nos ajudar a reduzir e simplificar”, completou.


Metrópoles.com


Você pode gostar de...

0 comentários

Criticas ou sugestões?

Nome

E-mail *

Mensagem *

Visitantes